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Aes tomadas com base na anlise da CPA 2014

            Após a exposição dos gráficos com suas respectivas porcentagens acerca dos questionários aplicados em 2014, a partir da análise dos dados e das informações, visando à melhoria das atividades acadêmicas e de gestão da instituição, observa-se alguns pontos cruciais que merecem especial atenção principalmente no que tange:

  • Sala de aula: espaço, ventilação e iluminação na visão de alunos;
  • Sala de aula: espaço, ventilação e iluminação na visão de professores;
  • Laboratório de Informática: condições de uso;
  • Laboratório de Informática: acessibilidade;
            Percebe-se por meio dos gráficos apresentados anteriormente, que os pontos citados acima são vistos como pontos de fragilidades na instituição e necessitam de ações corretivas para que a comunidade docente e discente tenha maior qualidade de vida e bem estar no interior da instituição.
 
            No que tange as salas de aula, tanto alunos quanto professores consideraram como uma fragilidade a ventilação das mesmas. Nesse sentido, no ano de 2015, foi aprovada pelo CONSUP a compra e instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aula.
 
            Outra fragilidade apontada pelos respondentes foi relacionada ao laboratório de informática quanto às condições de uso e acessibilidade. Apesar do número de máquinas disponíveis no laboratório serem suficientes ao uso dos acadêmicos, as mesmas se encontram defasadas quanto as suas configurações. Primando pela qualidade do ensino e desenvolvimento do discente, o CONSUP aprovou a troca de todas as máquinas do laboratório de informática para o primeiro semestre de 2015.As mesmas serão trocadas gradativamente entre os meses de fevereiro e junho.
 
            No que se refere à acessibilidade, percebe-se, que muitos acadêmicos não utilizam o laboratório de informática por desconhecerem. Como solução a esta fragilidade, a CPA fará um trabalho de maior divulgação do laboratório junto aos acadêmicos e professores, e um trabalho intenso de incentivo do uso do laboratório de informática pelos professores com suas respectivas disciplinas.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS DA CPA
 
            Como pode ser observada nesse projeto, a proposta de Auto-Avaliação Institucional realizada no ano de 2014 na FABEC se apresenta de forma bastante dinâmica, incorporando diversas atividades que tem como principais características a sua globalidade e a participação de toda a comunidade acadêmica e envolvimento de cada setor envolvido, especialmente com a elaboração e execução das propostas de melhoria.
 
            Espera-se que os resultados desse processo possam subsidiar grande parte das decisões tomadas na instituição. A melhoria da qualidade da formação oferecida na instituição é o principal foco desse projeto. Por isso, a auto-avaliação realizada em cada um dos cursos e a elaboração de um Plano de Melhoria para cada um deles se coloca como um dos principais focos desse processo. Neste sentido, a avaliação torna-se uma oportunidade para construção de conhecimentos para aqueles que se envolvem diretamente, como por exemplo, os coordenadores de curso, que ampliam seus conhecimentos em currículo, em gestão, em avaliação, elaboração de projetos, etc.
 
            Outro aspecto positivo da avaliação é que ela pode ser importante instrumento de gestão da instituição, uma vez que os resultados apresentam um diagnóstico das condições de oferta de ensino, pesquisa e extensão, bem como o ponto de vista de todos os sujeitos que estão envolvidos diretamente com as atividades acadêmicas da instituição (alunos, professores, funcionários técnico-administrativos e gestores). A partir dos resultados é possível planejar melhor o desenvolvimento da instituição, estabelecendo prioridades, novos projetos, propostas de intervenção, etc.
 
            Reconhece-se que será necessário um grande esforço para que todas as atividades previstas sejam realizadas, principalmente, por parte dos membros da CPA. Ressalta-se que será necessária também uma grande dedicação dos coordenadores de curso e de cada setor avaliado, além de um amplo apoio da Gerência Acadêmica e, especialmente da Direção, no sentido dar autonomia para que o processo seja realizado com transparência e ao mesmo tempo dê apoio no sentido dar condições para que as ações necessárias sejam realizadas.